Mau tempo obriga municípios a encerrar escolas na sexta-feira por precaução
A previsão de queda de neve na cota dos 400 a 500 metros de altitude levou esta quinta-feira três municípios do distrito de Viseu – Resende, Cinfães e Castro Daire - a encerrar as escolas na sexta-feira.
Os municípios de Boticas, Montalegre, Manteigas, Mondim de Basto e da Guarda também já tinham anunciado o fecho de escolas, devido ao mau tempo.
O município de Ribeira de Pena, que mais cedo tinha dito que, face às previsões, “os transportes escolares poderão ficar condicionados, podendo verificar-se atrasos ou constrangimentos na sua realização”, agora informou que as escolas do concelho vão estar encerradas.
“A tempestade Ingrid trará precipitação intensa, vento moderado a forte e queda de neve, nomeadamente entre os dias 23 e 25, a cotas muito baixas, previsivelmente a rondar os 400 a 500 metros de altitude, sendo possível nevar a cotas mais baixas”, indicou a Câmara de Castro Daire.
Os alertas foram publicados nas páginas oficiais das câmaras e nas redes sociais dos municípios de Castro Daire, Resende e Cinfães, no distrito de Viseu, cujos territórios se situam nas serras de Montemuro e da Gralheira.
Tendo em conta que as condições meteorológicas previstas “poderão causar constrangimentos na circulação rodoviária, bem como outros constrangimentos no quotidiano diário da nossa população”, aquelas autarquias decidiram “suspender toda a atividade letiva na sexta-feira”.
O Município de Castro Daire justificou a suspensão das aulas em consonância com o Agrupamento de Escolas de Castro Daire, por “não estarem garantidas as condições do transporte das crianças e jovens em segurança, nomeadamente o seu regresso” a casa, ao final do dia.
Idêntica decisão adotou o executivo municipal de Resende que avisou para o “encerramento das escolas no dia 23 de janeiro”, uma vez que o concelho se encontra “sob aviso vermelho, devido à previsão de queda de neve”.
“Prevê-se acumulação significativa de neve acima dos 600/800 metros, sendo que durante as horas mais frias, a neve poderá atingir cotas de 400 metros, com possibilidade de acumulação”, referiu ainda.
Durante a tarde, o executivo da Câmara de Cinfães esteve reunido com os agentes da Proteção Civil e também se decidiu pelo “pelo encerramento das escolas na sexta-feira, por questões de segurança”.
A Câmara Municipal de Cinfães, em articulação com os Agrupamentos de Escolas de Cinfães e de Souselo, a Escola Secundária de Cinfães e a Escola Profissional de Cinfães, informa que todas as escolas do concelho estarão encerradas na sexta-feira”, informou.
“Esta decisão tem um caráter preventivo, com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar de toda a comunidade escolar, em particular dos alunos que utilizam os transportes escolares”, acrescentou.
Os três municípios apelaram ainda à população para adotar “condutas responsáveis e cuidadas” e sugerem “reduzir a circulação apenas ao necessário” e, “em casos de absoluta urgência, redobrar os cuidados na condução”, assim como o dever de “usar correntes de neve ou dispositivo similares” nos veículos.
“Garantir o sistema de aquecimento das habitações e evitar exposições ao frio; proteger pessoas vulneráveis como idosos, crianças e doentes e ajudar as autoridades no cumprimento das recomendações e disposições emanadas”, são outras das recomendações.
No distrito da Guarda, em Gouveia, a Câmara vai encerrar os estabelecimentos de ensino do concelho, mas só no período da tarde.
“O Município de Gouveia, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e em articulação com o Agrupamento de Escolas de Gouveia e o Instituto de Gouveia – Escola Profissional, informa que os estabelecimentos de ensino do concelho estarão encerrados no período da tarde de sexta-feira, dia 23 de janeiro, devido à previsão de queda de neve e condições meteorológicas adversas”, é referido numa publicação nas redes sociais da Câmara.
Aquela autarquia do distrito da Guarda acrescenta que, com esta decisão, “os transportes escolares realizar-se-ão apenas durante o período da manhã, em conformidade com o horário de encerramento dos estabelecimentos”.
Já o município de Fafe recomendou que os alunos residentes nas zonas acima dos 600 metros de altitude não devem ir à escola na sexta-feira, caso se verifique comprometimento das condições de circulação e de segurança rodoviária.
Em nota enviada à Lusa, aquele município do distrito de Braga refere que em causa estão as previsões que apontam para condições atmosféricas adversas, nomeadamente a elevada probabilidade de queda de neve nas zonas mais elevadas do concelho.
O município apela ainda aos encarregados de educação para acompanharem as informações oficiais divulgadas e articuladas com os respetivos estabelecimentos de ensino, através dos canais habituais.
“O Serviço Municipal de Proteção Civil continuará a acompanhar a evolução da situação meteorológica, sendo emitidas novas informações sempre que se justifique”, remata a nota.
Também em Valpaços, as aulas e transportes escolares vão estar suspensos na sexta-feira, elevando para quatro o número de concelhos com escolas fechadas no distrito de Vila Real.
A Câmara de Valpaços informou que o serviço de Proteção Civil Municipal aconselhou a suspensão do transporte escolar e, consequentemente, o encerramento total das escolas do agrupamento de escolas nesta sexta-feira.
O Agrupamento de Escolas de Valpaços confirmou, em comunicado, que vai encerrar porque se preveem “constrangimentos graves na mobilidade e riscos acrescidos para a segurança de alunos, docentes e pessoal não docente, nomeadamente ao nível dos transportes escolares e das condições de acesso aos estabelecimentos de ensino”.