Municípios encerram escolas na sexta-feira por causa do mau tempo
As escolas de Boticas e Montalegre, no distrito de Vila Real, vão estar fechadas na sexta-feira, devido ao aviso vermelho para a queda de neve no distrito de Vila Real, segundo fontes das autarquias.
A Câmara de Boticas informou esta quinta-feira que, por prevenção, o Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro vai estar encerrado na sexta-feira devido às condições meteorológicas adversas previstas a partir das 00:00 de sexta-feira.
Vila Real é um dos distritos do país que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vai estar sob aviso vermelho por causa da neve a partir das 00:00 de sexta-feira.
Em Boticas, a decisão de fechar a escola foi tomada após reunião entre o município, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, a direção do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Boticas e a Divisão de Educação e Desenvolvimento Social do Município, e o “principal objetivo” foi “salvaguardar a segurança dos alunos”.
Ficou ainda decidido que o dia de aulas será compensado no final do ano letivo, em data a definir.
As autoridades locais apelam à população para que acompanhe as informações oficiais e adote comportamentos de prevenção adequados às condições meteorológicas.
Também no concelho vizinho de Montalegre, a autarquia informou que não há aulas na sexta-feira.
Em comunicado, o município disse que, nesse dia, não se realizará o transporte escolar para os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Doutor Bento da Cruz, nomeadamente a Escola Secundária Doutor Bento da Cruz, a Escola Secundária do Baixo Barroso, as Escolas Básicas de Montalegre, Salto e Cabril, bem como para o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) Montalegre (Cercimont).
A câmara, através dos serviços municipais de Proteção Civil, invocou “razões de prudência e salvaguarda da segurança dos alunos” porque não se “preveem, à hora habitual da saída dos autocarros, condições de segurança adequadas para a normal circulação viária”.
“A evolução das condições meteorológicas está a ser monitorizada em permanência, estando as corporações de bombeiros do concelho e as equipas municipais de prevenção para, com a maior brevidade possível, restabelecer as condições de segurança nas vias e garantir a normal mobilidade de todos”, referiu a autarquia num comunicado partilhado nas redes sociais.
Já esta manhã tinha informado que todos os meios da Proteção Civil estão mobilizados para “atuar de imediato” na limpeza e reposição da circulação das estradas, na sequência das previsões de neve que coincidem com o início, esta quinta-feira, da Feira do Fumeiro.
O IPMA adverte para eventuais perturbações graves na circulação e afetação de alguns abastecimentos locais.
Ainda no distrito de Vila Real, o município de Mondim de Basto informou que as escolas públicas do concelho vão estar encerradas na sexta-feira, por prevenção.
A decisão de encerrar as escolas, divulgada pela autarquia, foi tomada em coordenação com a direção do agrupamento de escolas.
O município lembrou a previsão de forte queda de neve que poderá fazer-se sentir durante o dia de sexta-feira, em diversas zonas do concelho, o “que poderá comprometer a deslocação dos alunos para a escola, bem como o seu regresso a casa”.
Já a câmara de Ribeira de Pena alertou os encarregados de educação das localidades de Alvadia, Macieira, Cadaval, Bustelo, Choupica e Ouro que, face às previsões, “os transportes escolares poderão ficar condicionados, podendo verificar-se atrasos ou constrangimentos na sua realização”.
Na capital do distrito, Vila Real, os meios estão já preposicionados para atuarem em caso de necessidade e, segundo o município, a decisão sobre os transportes escolares e as atividades letivas será tomada na sexta-feira de manhã, depois de avaliadas as condições meteorológicas que se farão sentir e em concertações com os agrupamentos escolares.
Através das redes sociais foram várias as câmaras do distrito transmontano que alertaram para as condições meteorológicas adversas previstas e para um cuidado acrescido na circulação rodoviária devido à acumulação de neve e possível formação de gelo.
E, face a este cenário, a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) advertiu também os utilizadores da rede de transportes públicos deste território para a possibilidade de, na sexta-feira, poder ocorrer uma suspensão de linhas, alterações nas circulações e nos horários e constrangimentos nas circulações.
Na Guarda, a Câmara de Manteigas decidiu encerrar os estabelecimentos de ensino do concelho na sexta-feira devido à previsão de queda de neve nas próximas 48 horas.
“O município, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Manteigas e a Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas, informa que os referidos estabelecimentos de ensino estarão encerrados dia 23 de janeiro (sexta-feira), devido à previsão de queda de neve nas próximas 48 horas”, lê-se numa nota enviada à agência Lusa.
Segundo aquela autarquia do distrito da Guarda, situada na Serra da Estrela, a medida resulta “da avaliação realizada na manhã desta quinta-feira sobre as condições meteorológicas previstas para as próximas horas, cujo agravamento poderá condicionar a circulação automóvel”.
No concelho da Guarda, as escolas e o Instituto Politécnico estarão também encerrados.
“Na sequência de uma reunião entre diversas entidades locais, realizada esta tarde, e face ao previsível agravamento estado do tempo nas próximas horas, foi decidido encerrar durante o dia 23 de janeiro, os estabelecimentos de ensino dos agrupamentos de Escolas Afonso de Albuquerque e da Sé, bem como a Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca e o Instituto Politécnico da Guarda”, adiantou o município numa nota enviada à agência Lusa.
A decisão foi articulada num encontro entre o vice-presidente da autarquia, António Fernandes, responsável pelo pelouro da Proteção Civil, o Serviço Municipal de Proteção Civil, os dirigentes dos referidos estabelecimentos de ensino, da Escola Profissional da Guarda e representantes da PSP, GNR e dos bombeiros.
“Esta medida resulta da avaliação realizada às previsões meteorológicas previstas para o início da manhã de sexta-feira que apontam para queda intensa de neve a partir das 08:00. Perante este cenário poderiam não estar asseguradas as condições de segurança de regresso a casa ao final do dia, devido às prováveis complicações na circulação”, justificou a Câmara da Guarda.
Segundo a autarquia, o objetivo é “salvaguardar a segurança dos alunos e das famílias” e, em simultâneo, permitir “a concentração de meios de proteção e socorro para atividades consideradas prioritárias”.
A população é aconselhada a evitar deslocações desnecessárias e a contactar os números de telefone 965 920 678 ou 271 220 262 (Serviço Municipal de Proteção Civil) em caso de situação de perigo, emergência ou constrangimento.
Foi criada uma Sala de Situação, que funcionará nas instalações da Câmara Municipal, para monitorizar a evolução das condições meteorológicas e coordenar a resposta a todas as ocorrências que possam surgir durante este período.
“Esta estrutura permitirá uma articulação eficaz entre os diferentes serviços municipais, proteção civil e entidades operacionais, garantindo uma atuação rápida e adequada, particularmente ao nível da circulação rodoviária, apoio à população e segurança de pessoas e bens”, acrescentou a Câmara.
O município realçou que “a colaboração de todos é fundamental para minimizar os impactos negativos destes episódios de queda de neve”.
Também a Associação de Futebol da Guarda (AFG) já decidiu adiar os jogos dos escalões de formação previstos para o fim de semana por causa do agravamento das condições meteorológicas no distrito.
“A decisão foi tomada por precaução e para segurança dos agentes desportivos devido aos avisos meteorológicos da Proteção Civil acerca da tempestade que se avizinha”, é referido numa publicação da AFG nas redes sociais.
As autoridades recomendam especial prudência, nomeadamente adequar a velocidade às condições da via, evitar deslocações desnecessárias para zonas de montanha, utilizar correntes de neve, sempre que necessário, evitar travagens e acelerações bruscas, e redobrar a atenção em zonas sombrias, onde pode formar-se gelo.
Em zonas com neve, aconselha-se ainda o uso de vestuário adequado, evitar caminhadas solitárias e regressar de imediato por trilhos sinalizados caso as condições meteorológicas se agravem.