O inverno chegou com força: trovoada, chuva e neve marcaram o início da estação

Nas redes sociais são já muitas as partilhas de fotografias onde a neve cobriu tudo. Em várias cidades do norte e centro do país o frio não deu tréguas. Há mesmo quem lhe tenha chamado “nevão”, em algumas regiões.
 
Redação
Redação
Agência Lusa
Agência Lusa

Floresta coberta de neve
Fotografia: Facebook "Meteo Trás os Montes"

Nas Serras do Caramulo e da Freita, em Montalegre, em Castro Laboreiro, em Boticas ou em Vila Nova de Paiva, e até mesmo em algumas zonas do distrito de Viseu, os portugueses acordaram com um manto branco. 

Mas o inverno não trouxe só neve. Já a noite de sábado ficou marcada por chuva persistente, granizo e trovoadas fortes que em algumas regiões causaram falhas de luz.

O  Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou onze distritos de Portugal continental sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à queda de neve e à agitação marítima. 

Os distritos de Braga, Castelo Branco, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu estão em alerta laranja para a queda de neve até às 09:00, prevendo-se "vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores e abastecimentos locais prejudicados", de acordo com um comunicado do IPMA.

Na nota, o IPMA estende ainda o alerta laranja para agitação marítima em sete distritos, estando este agora em vigor até às 12:00 deste domingo.

Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo estão todos com previsão de "ondas de noroeste com cinco a seis metros e altura máxima de 10 metros".

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado", e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O inverno começa este domingo, com previsão de chuva, queda de neve e temperaturas máximas a variar entre os 4 e os 14 graus Celsius, segundo o IPMA.

O frio vai sentir-se especialmente no norte do país, mas as temperaturas descem ligeiramente em todo o continente. 
Em Bragança, Vila Real, Guarda e Viseu as máximas não chegam sequer aos 10ºC. Esperam-se mínimas de 1ºC em Bragança e Viseu e Portalegre. 

Já na Guarda os termómetros podem descer para os -2ºC. Viana do Castelo, Vila Real e Braga com mínimas de 2ºC. 

No resto do país a situação não deve ser tão crítica. Ainda assim as máximas para Porto, Aveiro, Coimbra e Santarém não ultrapassam os 11ºC. Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro podem andar entre os 11ºC, 12ºC e os 14ºC, no distrito mais a sul.