Viana do Castelo: um milhão e meio de euros para ambiente e desporto
A proposta, apresentada pela vereadora que preside ao conselho de administração dos Serviços Municipalizados, Carlota Borges, refere que, dos dois equipamentos combinados para recolha de resíduos, um tem sistema de carga lateral e outro com sistema de carga traseira, equipado com grua e ‘kinshofer’ ou equipamento equivalente.
O preço base do concurso é de 595 mil euros, mais IVA.
A oposição - os três vereadores da Aliança Democrática (AD) e o vereador do Chega - votaram favoravelmente, mas alertaram para a necessidade de uma “intervenção de emergência” na área da recolha de resíduos.
“É um problema gravíssimo. Os equipamentos são mais do que obsoletos. A qualidade de vida da cidade está muito degradada por via da recolha de lixo. A questão dos lixos, que é um problema grave não só em Viana do Castelo, merece uma intervenção de emergência. Terá todo o nosso apoio para todos os investimentos que venham ser efetuados nesta área”, frisou Paulo de Morais.
O vereador da AD apelou ao presidente da Câmara que defenda os direitos dos cidadãos junto da Resulima Resumia, empresa responsável pela recolha de resíduos sólidos.
Eduardo Teixeira, do Chega, também pediu uma “intervenção urgente para dotar os Serviços Municipalizados de mais meios”.
Na resposta, a vereadora Carlota Borges referiu que estão a ser feitos investimentos na aquisição de viaturas, mas considerou ser necessário reforçar ações de sensibilização junto da população, que já estão a ser planeadas, sobre a utilização correta dos contentores do lixo.
O procedimento aprovado está dividido em dois lotes, sendo o primeiro relativo à aquisição de equipamento combinado de recolha com sistema de carga lateral, pelo valor de 315 mil euros, acrescido de IVA.
O segundo lote diz respeito à aquisição de equipamento combinado de recolha com sistema de carga traseira com grua e ‘kinshofer' ou equivalente pelo valor de 280 mil euros, mais IVA.
Segundo a proposta, a aquisição das viaturas é justificada com “a urgência de reforçar e renovar a frota afeta ao serviço de recolha de resíduos indiferenciados do município, permitindo ultrapassar constrangimentos operacionais decorrentes das avarias das viaturas atualmente existentes e, assegurando a continuidade, eficiência e qualidade do serviço público prestado à população”.
Foi igualmente aprovada, em reunião de executivo, a aquisição de um equipamento combinado para recolha de biorresíduos com sistema de elevação por carga traseira 100% elétrica pelo valor global de 168 900 euros.
O executivo municipal decidiu ainda abrir concurso público para a realização de obras de beneficiação e promoção da eficiência técnica em três piscinas municipais.
Na piscina do Atlântico, o valor base da empreitada de reabilitação do equipamento é de quase 150 mil euros e perto de 330 mil para a eficiência energética.
Já a piscina de Barroselas será alvo de obras de reabilitação no valor de cerca de 283 mil euros com a componente energética a chegar aos 327 mil.
NPor fim, na piscina Frederico Pinheiro, a intervenção de beneficiação tem o preço base de 237 mil euros, sendo que na parte energética está previsto um investimento de pouco mais de 327 mil euros.
No total, as empreitadas a lançar a concurso público têm o valor de mais de um milhão e meio de euros, sem IVA.
O concurso público para a requalificação e beneficiação dos pavilhões municipais David Freitas, Santa Maria Maior, Nicolau Veríssimo representa no total 468 mil euros.