Autarcas elogiam Citilink, o projeto que permite democratizar o acesso à informação municipal

As atas municipais podem ser transformadas em informação simples e facilmente pesquisável. Esse é o objetivo de um projeto que recorre a modelos de Inteligência Artificial, o Citilink. Protótipo foi desenvolvido com seis autarquias e apresentado esta quarta-feira, na Covilhã.
Ana Ribeiro Rodrigues
Ana Ribeiro Rodrigues Editora-executiva
22 jan. 2026, 12:00

As atas municipais podem ser transformadas em informação simples e facilmente pesquisável. Esse é o objetivo de um projeto que recorre a modelos de Inteligência Artificial, o Citilink.

No projeto foram usadas mais de 400 atas, entre 2021 e 2024, das câmaras da Covilhã, Fundão, Porto, Guimarães, Alandroal e Campo Maior. Outro dos objetivos é aproximar os cidadãos das decisões do poder local. 

 Os autarcas que assistiram esta quarta-feira, na Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, à apresentação do protótipo aplaudiram os resultados do projeto e esperam que seja implementado para lá dos municípios piloto onde foi testado.

O projeto foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), reunindo docentes, investigadores e estudantes da UBI, da Universidade do Porto e do INESC TEC.