Dezembro chega com muito frio e é esperada queda de neve
O mês de dezembro começa com temperaturas mais baixas em quase todo o território, como revelam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos mais críticos são Guarda e Castelo Branco, com temperaturas mínimas a chegar perto dos 0ºC nos próximos dois dias. Para esta zona está prevista queda de neve “acima de 1200 metros, com acumulação que poderá ser da ordem dos cinco centímetros acima dos 1400 metros e dos 10 centímetros nos pontos mais altos da Serra da Estrela”. Os dois distritos estão sob aviso amarelo para queda de neve esta terça-feira.
Em Bragança, os termómetros não vão ultrapassar os 8ºC de máxima e a mínima vai atingir os 2ºC, nesta terça-feira. Em Portalegre a temperatura mínima prevista é de 5ºC, a máxima de 13ºC.
No Porto a mínima esperada é de 7ºC, em Coimbra é de 6ºC e em Aveiro de 9ºC. Nos distritos de Viseu, Vila Real, Braga e Viana do Castelo as mínimas vão oscilar entre os 3ºC aos 6ºC.
Os distritos onde o frio será menos intenso são Faro com mínima de 9ºC e máxima de 18ºC, Setúbal com mínima de 10ºC e máxima de 17ºC, Lisboa com mínima de 10ºC e máxima de 15ºC.
Em Évora e Beja a máxima será de 15ºC e as mínimas vão oscilar entre os 6ºC e os 7ºC. Santarém e Leiria podem chegar aos 16ºC de máxima, com mínimas que podem atingir os 9ºC e os 7ºC respetivamente.
A chuva veio para ficar, abrangendo quase todo o território.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) deixa algumas recomendações por causa do frio, recordando que, nesta altura, há um aumento do risco de doenças respiratórias. Eviar exposições prolongadas ao frio e mudanças bruscas de temperatura, vestir várias camadas de roupa, beber água e bebidas quentes são algumas das recomendações.
A DGS alerta também para a vacinação contra a gripe e a covid-19 e reforça a “atenção com os mais vulneráveis” como crianças, idosos e pessoas em situação de isolamento ou sem-abrigo.