Frio e chuva no último fim de semana do ano

O último fim de semana do ano traz temperaturas negativas e aguaceiros a várias regiões, com 11 distritos sob aviso amarelo. 
Rui Mendes Morais
Rui Mendes Morais Jornalista
26 dez. 2025, 00:14

11 distritos sob aviso amarelo
Fotografia: Fim de ano com frio e chuva | Imagem: Lusa

O ano está a acabar, mas o frio e os aguaceiros vão manter-se pelo país. O último fim de semana de dezembro despede-se com temperaturas negativas e instabilidade meteorológica em várias regiões, que levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar 11 distritos sob aviso amarelo devido ao tempo frio e à previsão de aguaceiros.

Entre a meia-noite desta sexta-feira, 26 de dezembro, e as seis da manhã de sábado, 27, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Guarda, Bragança, Castelo Branco, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra e Portalegre estãp sob aviso amarelo devido à “persistência de valores baixos da temperatura mínima”, informou o IPMA.

Os distritos mais afetados pelo frio serão Bragança, Guarda, Vila Real e Viseu, com mínimas entre -4ºC e -1ºC, apesar da ausência de precipitação. Já a sul, Beja e Faro ficarão sob aviso amarelo, entre sexta-feira e sábado, devido à previsão de aguaceiros.

Esta sexta-feira, 26 de dezembro, as temperaturas máximas deverão oscilar entre 4ºC na Guarda e 14ºC no Algarve. No sábado, os termómetros sobem ligeiramente, com máximas entre 7ºC na Guarda e 15ºC em Aveiro.

Em Lisboa, esperam-se aguaceiros, sobretudo entre o fim da manhã e durante a tarde deste sábado. Condições que se deverão estender na região Centro e Sul do Continente. As temperaturas mínimas deverão rondar entre os 0ºC em Castelo Branco e os 8ºC em Faro. 

Já no domingo, 28 de dezembro, a precipitação deverá dar tréguas em quase todo o território à exceção de Faro, onde são esperados aguaceiros e temperaturas mínimas de 7ºC. Nos restantes distritos prevê-se que o céu esteja pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade, e são esperadas máximas entre os 7º C na Guarda e os 16ºC em Braga. 

Com a persistência do frio, a Direção-Geral da Saúde (DGS) alerta para cuidados redobrados, lembrando que a descida abrupta da temperatura pode agravar doenças crónicas. É recomendado evitar grandes mudanças de temperatura, proteger extremidades com gorro, luvas e meias quentes, e vestir-se por camadas para maior proteção.