Espetáculo raro de auroras boreais iluminou céus de Portugal após "poderosa" tempestade solar

Os céus de Portugal foram iluminados por cores invulgares depois de uma intensa tempestade solar provocar auroras boreais visíveis em várias localidades. O espetáculo raro surpreendeu muitos portugueses, principalmente do Norte do país, que divulgaram as imagens nas redes sociais.

 
Redação
Redação
Agência Lusa
Agência Lusa
20 jan. 2026, 09:21

Vista panorâmica de aurora boreal no céu
Fotografia: Aurora boreal vista em Santa Cruz da Trapa, em São Pedro do Sul (Facebook/Meteo Trás os Montes - Portugal)

Um espetáculo raro de auroras boreais surpreendeu muitos portugueses, esta segunda-feira à noite, principalmente do Norte do país. Há registos em várias localidades de Portugal.

As redes sociais encheram-se de imagens impressionantes partilhadas por observadores e páginas dedicadas à meteorologia, como a página "Meteo Trás os Montes". Tons rosados e arroxeados pintaram o céu em locais como Vila Pouca de Aguiar, Bragança, Macedo de Cavaleiros, São Pedro do Sul e até Grândola, no distrito de Setúbal, surpreendendo quem teve a sorte de olhar para o céu no momento certo.

Foto: Aurora boreal vista em Macedo de Cavaleiros (Facebook/Meteo Trás os Montes - Portugal)

Foto: Aurora boreal vista em Sernada, Viseu (Facebook/Meteo Trás os Montes - Portugal)

Além de Portugal, também há registos de auroras boreais em vários países da Europa divulgados nas redes sociais.

De acordo com o Centro de Previsão do Clima Espacial dos Estados Unidos (SWPC), este fenómeno está associado a uma tempestade geomagnética classificada como nível 4 numa escala que vai até 5. Para além de proporcionar auroras visíveis a latitudes pouco habituais, este tipo de evento pode também provocar perturbações em sistemas de satélite, comunicações e redes elétricas.

Foto: Aurora boreal vista em Vila Pouca de Aguiar (Facebook/Meteo Trás os Montes - Portugal)

Foto: Aurora boreal vista em Viana do Castelo (Facebook/Meteo Trás os Montes - Portugal)

Embora o mundo tenha experimentado uma tempestade geomagnética de nível 5, o nível mais alto, em 2024 pela primeira vez em 20 anos, a atual tempestade solar é a mais poderosa observada "desde 2003", alertou Dahl.

Em outubro de 2003, uma tempestade solar "de Halloween" mergulhou grandes partes da Suécia na escuridão e danificou infraestruturas energéticas na África do Sul.

A atual tempestade foi desencadeada por "uma forte erupção solar ocorrida ontem [domingo]", explicou Dahl.

Foto: Aurora boreal vista em Bragança (Facebook/Meteo Trás os Montes - Portugal)