Dez distritos sob aviso amarelo devido à forte agitação marítima

Dez distritos do continente português vão estar sob aviso amarelo a partir desta terça-feira devido à agitação marítima. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê ondas de noroeste que podem atingir os cinco metros, o que condiciona as atividades ligadas ao mar. 
Agência Lusa
Agência Lusa
19 jan. 2026, 09:04

Uma onda forte a bater num rochedo, num dia fechado.
Fotografia: Aviso amarelo estende-se até às 9h00 desta quarta-feira. (Lusa/Estela Silva)

Dez distritos de Portugal continental vão estar esta terça e quarta-feira sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com quatro a cinco metros, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leira, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 12h00 de terça-feira e as 9h00 de quarta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje, no continente, períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado na região sul, e a possibilidade de ocorrência de precipitação fraca e dispersa no norte e centro.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado, a predominar de norte/noroeste, por vezes forte nas terras altas das regiões centro e sul, formação de gelo ou geada, em especial no interior.

Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, mais provável no interior norte e centro, pequena subida da temperatura mínima no litoral norte e centro e pequena subida da máxima nas regiões centro e sul.

As temperaturas mínimas vão variar entre os três graus negativos (em Bragança) e os oito positivos (em Lisboa) e as máximas entre os seis (na Guarda) e os 16 graus (em Faro).