Duas "Florestas Encantadas" de Natal para descobrir no Alto Minho

Caminha prepara-se para receber o Natal com uma ‘Floresta Encantada’, juntando-se a Arcos de Valdevez para transformar o Alto Minho num destino mágico, repleto de atividades que prometem encantar os visitantes durante toda a época festiva.
Mariana Moniz
Mariana Moniz Jornalista
25 nov. 2025, 19:52

Floresta Encantada
Fotografia: 'Floresta Encantada' em Arcos de Valdevez 2024
Estamos em contagem decrescente para a época mais mágica do ano e o concelho de Caminha, no Alto Minho, prepara-se, pela primeira vez, para criar uma verdadeira ‘Floresta Encantada’ para os seus visitantes.

Depois da inauguração das luzes de Natal, que irá decorrer já no próximo dia 1 de dezembro, Caminha integra na sua programação festiva a ‘Camarilândia’, que poderá ser visitada na Mata Nacional do Camarido, entre as 17h00 e as 22h00, de 6 e 21 de dezembro. 

Liliana Silva, presidente da Câmara Municipal, promete “luzes, atividades, animação e todo o espírito natalício” num “espaço único, pensado para as famílias, para os amigos e para todos os que querem viver a verdadeira magia do Natal”.

Recorde-se que, por esta altura do ano, Arcos de Valdevez também se transforma numa ‘Floresta Encantada’. A iniciativa, que decorre desde 2022, tem recebido milhares de visitantes e, este ano, estende-se até 11 de janeiro. As luzes estarão ligadas todos os dias, das 17h00 à 00h00, e a entrada é gratuita para as crianças até aos oito anos. Já para os adultos, o bilhete tem o custo de três euros.

De notar que o evento passou a decorrer na Porta do Mezio – uma das cinco do Parque Nacional Peneda-Gerês – devido ao enorme sucesso e à necessidade de um espaço maior para a sua organização. 

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Olegário Gonçalves, esta edição da ‘Floresta Encantada’ também traz novidades, tais como uma máquina de neve. Além disso, o autarca revelou que estão a ser realizadas obras nos passadiços para que se consiga visitar [a floresta] de forma condigna, sem perturbações nem qualquer tipo de acidente”. 

Assim, no Alto Minho, poderá visitar não apenas uma, mas duas ‘Florestas Encantadas’, nas quais descobrirá trilhos iluminados, figuras natalícias e onde a natureza se irá transformar num cenário idílico.