O melhor hotel de luxo de pequena dimensão fica na Beira Baixa

Em 2024, este alojamento de charme minimalista foi premiado nos World Luxury Hotel Awards, uma das mais prestigiadas distinções no setor hoteleiro de luxo a nível global. 2025 marca a conquista de mais três prémios.
Catarina Duarte Fonseca
Catarina Duarte Fonseca Editora-executiva
07 dez. 2025, 06:00

Uma casa triangular construída no topo da montanha ao nascer do sol
Fotografia: Abrigos de Montanha no TheVagar

Aninhado em plena Serra da Esperança, em Belmonte, o TheVagar Country House é muito mais do que um alojamento. “É um espaço mágico de tributo à natureza e ao bem-estar”. Palavras de Marta Domingos que, juntamente com André Pinto, sonhou e idealizou um espaço que celebra a pausa, a reflexão e o recolhimento em comunhão com a paisagem.

De portas abertas desde 2022, o TheVagar nasce da vontade do casal de criar um refúgio para quem valoriza o tempo, um luxo raro e valioso nos dias de hoje. Na base deste projeto familiar, está a vontade de “oferecer uma experiência que privilegia a proximidade, a sustentabilidade e o envolvimento com a natureza” esclarece Marta Domingos que acrescenta com entusiasmo: “Aqui, os hóspedes têm à disposição todas as comodidades de um boutique hotel: suites com lareira para aquecer alma, varandas panorâmicas, para aconchegar o coração, percursos sensoriais, para estimular os sentidos, piscina infinita aquecida para despertar a sua criatividade e muito mais!” 

Com seis suítes na Casa-Mãe e três novos Abrigos de Montanha, inaugurados em 2025 e integrados numa paisagem única a 700 metros de altitude, o TheVagar conta com a certificação Biosphere, que atesta a preocupação e desempenho em prol da sustentabilidade, quer nas práticas diárias, quer durante a fase de reabilitação da casa original e da respetiva zona envolvente.

Já em 2024, este alojamento de charme minimalista foi premiado nos World Luxury Hotel Awards, uma das mais prestigiadas distinções no setor hoteleiro de luxo a nível global. 2025 marca a conquista de mais três prémios nas categorias de Melhor Design Boutique Hotel de Luxo do Sul da Europa (Luxury Design Boutique Hotel); Melhor Hotel de Luxo de pequena dimensão (Luxury Small Hotel) e Melhor Hotel de Luxo com vista panorâmica em Portugal (Luxury Scenic View Hotel). 

Estas distinções resultam de uma votação pública que reúne viajantes e profissionais do turismo, pelo que os fundadores do projeto assumem que este reconhecimento continuado é bastante significativo.

“Confirma que a autenticidade, o cuidado e o detalhe que colocamos em cada momento são percebidos e valorizados pelos nossos hóspedes. É uma conquista que partilhamos com a nossa equipa e com todos os que se identificam com este projeto e que nos têm ajudado a fazê-lo crescer.”

Para além disso, Marta e André assumem que “esta nova distinção vem também reforçar o papel do TheVagar na promoção do interior do país enquanto destino turístico de qualidade, capaz de oferecer experiências diferenciadoras, ancoradas no património natural e cultural da região.”


Combater a "Dezembrite"

E porque dezembro é um dos meses mais desafiadores do calendário, com listas infindáveis de tarefas, compromissos sociais e até alguma ansiedade relacionada com o final do ano, o TheVagar propõe uma pausa regeneradora feita de experiências sensoriais: Banhos aromáticos com óleos essenciais, Banhos de floresta e caminhadas ou um Percurso de pés descalços que estimula a consciência tátil e a ligação à terra. Quem preferir pode também disfrutar de um Hot tub ao ar livre, aquecido a lenha, onde se pode relaxar sob as estrelas, mesmo em dias de temperaturas mais baixas, de Massagens relaxantes na Casa da Contemplação ou até de um Chá das Cinco, um ritual diário servido junto à lareira, com bolo caseiro, biscoitos e compotas regionais. A ideia é desligar do mundo exterior e saborear o silêncio e o tempo que passa devagar na Serra da Esperança.