Vimioso reforça combate aos incêndios rurais com investimento de 450 mil euros em novo equipamento pesado

O município de Vimioso investiu cerca de 450 mil euros na aquisição de uma máquina de rasto e de um camião com semirreboque para o transporte deste veículo pesado, que tem por missão ajudar na prevenção e combate aos incêndios rurais, foi esta terça-feira divulgado.
Agência Lusa
Agência Lusa
02 dez. 2025, 16:42

Bombeiro no teatro de operações a combater um incêndio
Fotografia: Paulo Cunha / Lusa

 Numa nota enviada à agência Lusa, o município de Vimioso, no distrito de Bragança, dá conta que estes equipamentos “destinam-se à prevenção e combate de incêndios florestais, um dos principais riscos existentes neste concelho do Planalto Mirandês, sendo elementos importantes para estas tarefas, como é reconhecido pelas autoridades nacionais e comprovado pela experiência adquirida”.

Na mesma nota, pode ler-se que estes equipamentos permitirão ao concelho “apoiar de forma mais efetiva os esforços de entidades nacionais e regionais responsáveis pelo combate a incêndios, nomeadamente o Corpo de Bombeiros, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e outras equipas de intervenção".

A aquisição dos dois equipamentos está inserida no programa “Vimioso + Seguro” e conta com o co-financiamento de 85% através do Norte-2030.