Setúbal aprova nova Comunidade Intermunicipal e rompe ligação à associação de municípios da região

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal considera que a região foi prejudicada na atribuição de apoios comunitários desde que foi integrada nas NUT da Área Metropolitana de Lisboa.
 
Agência Lusa
Agência Lusa
27 nov. 2025, 10:41

Edifício da Câmara Municipal de Setúbal
Fotografia: Rui Minderico/Lusa
A Câmara Municipal de Setúbal aprovou esta quinta-feira, em reunião pública extraordinária, a constituição da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Península de Setúbal e a saída da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS).

“A constituição da nova CIM da Península de Setúbal vai propiciar a toda a região uma maior escala de benefícios relativamente a fundos europeus para projetos de desenvolvimento económico, social e ambiental”, disse a presidente do município, a independente Maria das Dores Meira, que apresentou a proposta do executivo camarário.

A autarca setubalense destacou que, ao longo de muitos anos, houve um empenhamento da sociedade civil e dos municípios da região na constituição das NUT (Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos) 2 e 3 da Península de Setúbal e que a região foi prejudicada na atribuição de apoios comunitários desde que foi integrada nas NUT da Área Metropolitana de Lisboa (AML).   

Na reunião pública extraordinária da Câmara de Setúbal foi também aprovada a saída do município da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS).

Maria das Dores Meira justificou a decisão, aprovada por maioria com o voto contra da CDU, alegando que a associação “deveria ter revisto o seu papel, as suas prioridades, e que até poderia ter assumido o papel de motor de constituição da CIM”.

A presidente da Câmara de Setúbal lembrou ainda que o contributo da Câmara de Setúbal para a associação era de "235.400 euros por ano", o que representaria um valor total de "941.600 euros no atual mandato autárquico", que considerou ser um custo elevado face ao trabalho que tem sido desenvolvido pela AMRS.