Passagem de ano à porta: há festas com entrada livre por todo o país
Aproxima-se o início de 2026 e, de norte a sul do país, multiplicam-se as festas com entrada gratuita. Concertos ao ar livre, animação de rua e espetáculos de fogo de artifício ou drones são algumas das opções.
Em Aveiro a chegada do novo ano é celebrada ao ar-livre na Praça do Rossio. Às 21h30, Gooze - House Marching Band, composta por 9 instrumentistas de sopro e percussão aquecem a festa. Segue-se, às 22h30, o concerto da Orquestra Bamba Social, um grupo de samba que mistura música brasileira com estilos como jazz, funk e hip-hop. A entrada em 2026 será com um espetáculo multimédia e às 00h10 a animação fica a cargo de Deejay Kamala. O encerramento da noite é com DJ Goty a partir das 1h45.
A festa, em Beja, começa às 22h30 na Praça da República com o grupo de música popular Banda Quarta Série. À meia-noite, o espetáculo de fogos de artifício marca a entrada em 2026. Depois, às 00h15 os Anjos sobem em palco. O DJ KX Connections leva a festa pela madrugada a partir das 01h30.
A celebração da passagem de ano regressa à Avenida Central, em Braga. No coração da cidade bracarense, a noite começa com o DJ Emídio Meireles, às 22h30. Depois das doze badaladas, o espetáculo de fogo de artifício ilumina os céus da Bracara Augusta e, logo depois, o concerto dos Vizinhos dá as boas-vindas a 2026. A festa continua com os DJs Meninos do Rio, às 01h30, e DJ André Salvador, depois das 02h45.
A passagem de ano em Bragança faz parte do evento “Bragança. Terra Natal e de Sonhos”, na Praça da Sé. Entre as 23h00 e as 2h30, a festa conta com a DJ Sara Santini e o DJ Dilcio. O município promete animação no coração da cidade.
Castelo Branco prepara-se para receber o novo ano, na Devesa - Centro Cívico, como é habitual. As celebrações arrancam com música popular na atuação da Banda Estilus, às 21h45. Segue-se o projeto Os RED - Rapazes Extremamente Divertidos. A entrada em 2026 é com o espetáculo piromusical multimédia ‘ASTRUM - O Olhar do Homem’ e, depois, sobem a palco os Karetus. A partir das 01h45, a animação fica a cargo do DJ All in Project.
Neste réveillon, Coimbra transforma-se num grande palco ao ar livre até às 6h00 do primeiro dia do novo ano. Com dez espetáculos, divididos entre quatro palcos e protagonizados por 28 artistas. Funky Remedy Five estreiam o palco Quebra Costas, às 21h30. No Terreiro do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha destacam-se os concertos de Branko, às 22h30, e Dino D’Santiago, às 00h15. O fogo de artifício começa à meia-noite, no rio Mondego, entre as pontes de Pedro e Inês e de Santa Clara. Na Praça 8 de Maio, a dupla de DJs Rui Tomé e Luís Pinheiro sobem ao palco 360º com World Dance Music, desde as 00h15. Já Moullinex e GPU Panic, juntam-se no palco da Praça do Comércio a partir das 01h45.
A noite da passagem de ano em Évora é celebrada na Praça do Giraldo, com o concerto da banda The Gift, a partir das 22h00. A entrada em 2026 conta com atuação do DJ Oskar, com um repertório centrado nos anos 1980, 1990 e 2000.
Na Baixa de Faro, os Manga Limão dão o pontapé de saída para a festa, às 22h30. À meia-noite, a entrada no novo ano é com um espetáculo de fogo de artifício piromusical. Logo depois, Sara Correia sobe ao palco, às 00h10. A animação continua pela noite dentro com o DJ Paulo Karussa, a partir das 01h40.
Na Guarda, uma das cidades mais altas do país, a “Alta Passagem de Ano” é no Largo do Mercado Municipal, a 1056 metros de altitude. A noite começa com a banda portuguesa Delfins, segue-se o habitual fogo de artifício à meia-noite e, depois, o grupo Forever 80’s leva a festa pela madrugada.
Leiria recebe 2026 entre a Praia de Pedrógão e o coração da cidade, no Largo 5 de Outubro. No largo junto à Praça Rodrigues Lobo, a partir das 22h30, Elsa Gomes aquece a pista de dança com música popular. À meia-noite, o céu ilumina-se com um espetáculo piromusical, a partir do castelo, seguido, às 00h30, do concerto de Anselmo Ralph. A noite continua com Kid Loco & Los Mysterios, a partir das 02h00. A Praia do Pedrógão recebe atuações de Breyth, Fifty, André L e Mello e Cary Dominic nos últimos dias do ano.
Em Lisboa a festa do novo ano é no Terreiro do Paço. A noite começa com DJ Mojo acompanhado pelo MC Márcio Jesus e os sons afro house, pop, reggaeton e urban beats, às 21h30. A celebração continua com Plutónio, às 22h30. A contagem decrescente para a meia-noite traz um espetáculo de fogo de artifício, a partir do rio Tejo, sincronizado com 250 drones nos céus da capital. A animação prolonga-se novamente com DJ Mojo, desta vez acompanhado pelo MC Hélder Tavares, que prometem uma viagem sonora pelos maiores sucessos de reggaeton desde os anos 2000 até à atualidade.
A celebração da passagem de ano em Portalegre acontece no Largo do Mercado Municipal. A partir das 22h00, os Band & Tarola começam a festa. À meia-noite, há fogo de artifício a partir da Igreja do Calvário e da Serra da Penha. Já nos primeiros minutos de 2026, começa o espetáculo dos Big Show Circus. O DJ Miguel Reis encerra a noite a partir das 01h30.
O Porto recebe o novo ano na Avenida dos Aliados. O concerto dos Clã abre a noite com música portuguesa, às 22h00. À meia-noite, o espetáculo multimédia e piromusical ilumina os Aliados numa apresentação visual imersiva. Logo após o fogo, às 00h30, Nininho Vaz Maia sobe ao palco para dar as boas-vindas a 2026. A partir das 02h00, é a vez de Beatbombers, DJ Ride e Stereossauro, que levam a festa pela madrugada com música eletrónica.
Em Santarém, o réveillon celebra-se no Jardim da Liberdade. A noite mais longa do ano começa com a dupla alentejana Raio dos Cachopos, às 22h00. Mickael Carreira é o cabeça-de-cartaz, que sobe a palco às 23h00. Depois da contagem decrescente para a entrada em 2026, o espetáculo de fogo de artifício ilumina os céus da cidade escalabitana. A celebração continua com DJ Vassalo, a partir da 01h00.
Setúbal celebra o fim do ano na Doca dos Pescadores, na Frente Ribeirinha à beira do Sado. Jorge Nice abre as festividades, às 22h30, com reportório inspirado em Setúbal. À meia-noite, o tradicional fogo de artifício enche a baía da cidade de luz e cor. A banda Quinta do Bill sobe ao palco em seguida. A partir da 1h30, o DJ Monchique anima as primeiras horas de 2026.
A Praça da Liberdade e a zona ribeirinha serão os centros da festa de passagem de ano em Viana do Castelo. As celebrações começam às 22h30, com programação a divulgar pelo município e, à meia-noite, o espetáculo de fogo de artifício vai iluminar o céu sobre o rio Lima.
A cidade de Vila Real celebra o novo ano na Praça do Município. A última noite de 2025 começa com a tradicional Ignição do Madeiro de Ano Novo, pelas 17h00. Segue-se o espetáculo musical da banda Função Públika, às 21h30, e o espetáculo de fogo de artifício à meia-noite. A festa segue pela noite dentro com os Cromos da Noite.
O Campo de Viriato, com vista para o centro histórico de Viseu, volta a ser o palco eleito para as celebrações do ano novo. O grupo viseense TZ Music começa a festa pelas 22h00. À meia-noite, o espetáculo de fogo de artifício ilumina a cidade e, já com os pés em 2026, Carlão sobe a palco. Pelas 01h30, a dupla PIRATAS DJs assume o leme das festividades.
Com propostas para todos os gostos, não faltam motivos para sair à rua e brindar à chegada de 2026.