Mau tempo intensifica-se e pinta Norte do país de alertas laranjas

Com ondas que podem ultrapassar os cinco metros de altura, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou os distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo em aviso laranja esta segunda-feira. Também Faro, Setúbal e Lisboa estão sob aviso amarelo devido à agitação marítima.
Agência Lusa
Agência Lusa
08 dez. 2025, 10:34

Imagem de forte ondulação junto à barra costeira
Fotografia: Avisos do IPMA entram em vigor a partir das 18 horas desta segunda-feira (Estela Sila/ Lusa)

Os avisos do IPMA para os distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo entram em vigor a partir das 18 horas desta segunda-feira e prolongam-se até às 15 horas de terça-feira. 

O alerta laranja, o segundo nível mais grave e emitido sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado, é justificado pela previsão de ondas do quadrante oeste com 5 a 5,5 metros, podendo atingir 10 metros de altura máxima.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou ainda sob aviso amarelo a partir das 15 horas desta segunda-feira e as 6 horas de quarta-feira o distrito de Lisboa, devido à forte agitação marítima, com previsão de ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros. Também os distritos de Faro e Setúbal estão sob aviso amarelo a partir das 18 horas desta segunda-feira.

O aviso amarelo, o menos grave dos três níveis, e emitido quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, vai também estar em vigor na costa norte da Madeira e Porto Santo entre as 15 horas desta segunda-feira e a meia noite de quarta-feira.

Na terça-feira, estão sob aviso amarelo os distritos de Viseu, Évora, Faro, Vila Real, Setúbal. A chuva forte mete também em alerta Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre, a costa Sul da Madeira, Porto Santo e as regiões montanhosas do arquipélago.