Loja do Cidadão Virtual com 200 mil atendimentos nos primeiros dois meses

Em dois meses, a ferramenta digital atendeu cerca de 200 mil pessoas. Nos espaços físicos, em 2025, foram realizados cerca de 6,5 milhões de atendimentos. 
 
Agência Lusa
Agência Lusa
20 jan. 2026, 17:41

A Loja do Cidadão Virtual efetuou, em dois meses de funcionamento, cerca de 200 mil atendimentos e as lojas do cidadão físicas realizaram 6,5 milhões em 2025, segundo o ministro adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias.

“Estou em condições de vos dizer que em dois meses realizámos cerca de 200 mil atendimentos”, referiu Gonçalo Matias numa audição regimental na Comissão da Reforma do Estado e Poder Local, na Assembleia da República.

“Nos (espaços) presenciais em 2025 realizámos 6,5 milhões de atendimentos (…) não temos ainda uma diminuição dos atendimentos presenciais na proporção, o que significa que nós aumentámos a capacidade de atendimento”, referiu o governante.

Como tal, o ministro crê que “havia uma grande procura de atendimento e uma falta de capacidade de resposta”, porém assegura que tal “está a ser escoado”.

“Portanto a minha perspetiva com o aumento do atendimento ‘online’ é que nós venhamos a diminuir significativamente o atendimento físico”, acrescentou.