Transportes públicos podem ser gratuitos no Porto já em 2026
A Câmara do Porto já arrancou com os trabalhos para cumprir uma das "bandeiras" propostas pelo candidato do PSD durante a campanha autárquica: transportes públicos gratuitos para todos os portuenses.
Segundo avança o Jornal de Notícias esta sexta-feira, a medida já está a ser preparada em parceria com a Empresa Metropolitana de Transportes (EMT) e, oficialmente, deve entrar em vigor em 2027.
No entanto, o autarca mostrou-se confiante de que pode ser antecipada ainda durante 2026. "Não quero comprometer-me com uma data antes de 1 de janeiro de 2027, porque podem existir limitações tecnológicas, mas estamos a trabalhar a um ritmo muito acelerado e espero conseguir avançar ainda durante este ano", pode ler-se nas declarações que deu ao JN.
Pedro Duarte explicou que, neste primeiro mês de mandato, a Câmara se concentrou em resolver problemas urgentes, em particular nas áreas da mobilidade e da segurança, que foram consideradas prioritárias pela coligação durante a campanha. Entre os casos estão o metrobus e o impacto das obras do metro na vida diária dos portuenses.
Além da gratuitidade dos transportes públicos, a Câmara do Porto está a estudar outras medidas de mobilidade. Entre elas está a isenção de portagens para veículos pesados na Circular Regional Externa do Porto (CREP), que deverá aliviar o tráfego na Via de Cintura Interna (VCI). "Estamos agora a olhar para medidas mais estruturais que possam melhorar a circulação e a qualidade de vida na cidade", acrescentou o autarca.