São Silvestre: um século no mundo, meio século na Amadora

A famosa maratona de fim de 31 de dezembro, a Corrida de São Silvestre, celebra o primeiro centenário este ano. E até ao fim do ano há várias provas agendadas.
Verónica Ferreira
26 dez. 2025, 21:15

Partida da Corrida de São Silvestre na Amadora (2024) | Foto: CM Amadora / Paulo A. Lopes
Fotografia: Partida da Corrida de São Silvestre na Amadora (2024) | Foto: CM Amadora / Paulo A. Lopes

O dia 31 de dezembro é, para muitos, sinónimo de uma última corrida antes do fim do ano. Chamam-lhe Corrida de São Silvestre, mas desengane-se quem possa pensar que tem origem religiosa.

Na verdade, esta maratona que ano após ano tem conquistado mais os adeptos, tem origem em França no início do século XX. Mas foi do outro lado do Atlântico, no Brasil, que se realizou pela primeira vez.

Em meados da década de 1920, o jornalista brasileiro Cásper Líbero visitou França e regressou a São Paulo maravilhado com uma corrida noturna que tinha assistido em Paris. A capital francesa iluminou-se de tochas carregadas pelos atletas durante o percurso. Cásper Líbero quis fazer algo semelhante no Brasil e escolheu a data de 31 de dezembro para o evento.

Quem foi São Silvestre?

A primeira edição da corrida no Brasil aconteceu à meia-noite do último dia do ano de 1925. Por coincidir com uma efeméride religiosa, o evento acabou por adotar o nome do padroeiro desse dia 31 de dezembro: São Silvestre I. Este foi o 33.º Papa da Igreja Católica e o seu pontificado durou 21 anos, período durante o qual se ergueram várias igrejas em Roma, entre as quais a antiga Basílica de São Pedro.

São Silvestre I faleceu a 31 de dezembro de 335.

Um século de corridas pelo mundo

Com a criação da Corrida Internacional de São Silvestre o Brasil ganhou notoriedade mundial no atletismo. A prova começou por ser exclusiva para atletas profissionais nativos brasileiros. Amadores e entusiastas do desporto ficaram de fora da competição durante décadas. Assim como as mulheres. Até 1975 a Corrida Internacional de São Silvestre só teve atletas masculinos.

Inicialmente, a prova tinha menos de dez quilómetros, mas com a internacionalização passou a ter uma distância de 15 quilómetros. E até 1988, a prova começava perto das 23h30 com o objetivo de ser terminada perto da meia-noite. Mas no início dos anos 1990, a prova sofreu alterações significativas. Por um lado, passou a integrar o Calendário Internacional de Provas de Estrada da IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo) e com isso também passou a realizar-se à tarde.

Uma nota curiosa. A primeira Corrida Internacional de São Silvestre só teve 60 inscrições. E apenas 48 apareceram na linha de partida no dia da prova. Mas no fim de contas, só 37 atletas foram oficialmente classificados. Isto porque o regulamento da época dava (apenas) três minutos a todos os participantes para cortar a meta após a chegada do vencedor.

Corrida de São Silvestre em Portugal

A primeira referência que existe a uma corrida realizada no fim do ano remete para o final da década de 1950 na Ilha da Madeira. A prova chamava-se Volta à Cidade do Funchal e tinha cerca de seis quilómetros. Já no continente, a prova da Amadora é a mais antiga e emblemática, celebra 50 anos de existência em 2025.

Atualmente são várias dezenas as Corridas de São Silvestre organizadas de norte a sul e ilhas. Aliás, o mês de dezembro já se tornou pequeno para abrigar tantas provas e por isso o calendário de Corridas de São Silvestre começa nos finais de novembro ou início de dezembro. O objetivo é claro: garantir o maior número de participantes, promover o convívio e o desporto. Há ainda algumas iniciativas que juntam causas solidárias à inscrição no evento.

Próximas datas

27 de dezembro

  • LIDL São Silvestre de Lisboa — Lisboa
  • São Silvestre de Almeirim — Almeirim
  • São Silvestre de Mirandela — Mirandela
  • São Silvestre de Viana do Castelo — Viana do Castelo
  • São Silvestre Praia da Tocha — Praia da Tocha
  • São Silvestre de Cocheiros e Companhia — Santo Aleixo da Restauração
  • São Silvestre de Chaves — Chaves
  • São Silvestre de Lagoa — Lagoa, Açores

28 de dezembro

  • Porto São Silvestre — Porto
  • São Silvestre de Amares — Amares

30 de dezembro

  • São Silvestre de Ribeirão — Ribeirão

31 de dezembro

  • São Silvestre da Amadora (50.ª edição) — Amadora
  • São Silvestre Cidade Falcão (Pinhel) — Pinhel