Quinta da Ti Tila: um novo mundo para as crianças na Lourinhã
Foi no ambiente rural da Abilheira, na Lourinhã, que Maria Clotilde construiu a relação profunda que hoje mantém com a natureza e com os animais. O nome que os sobrinhos não conseguiam pronunciar tornou-se, anos depois, a inspiração para a “Quinta da Ti Tila”, um projeto que desejava erguer há muitos anos, agora realizado, que promete ser um novo mundo para as crianças.
A quinta pedagógica que irá inaugurar na Lourinhã em fevereiro de 2026, pretende ser um local de aprendizagem que “permita que as crianças contactem com os animais e com as plantas”, explica a proprietária, revelando a importância de as gerações mais novas “conhecerem e criarem ligações com o campo” e “perceberem os benefícios do que a natureza nos dá”.
O tempo que Maria Clotilde passou no quintal do pai na infância foi essencial para a paixão que tem pela terra. No entanto, o sonho de criar uma quinta em Portugal nasceu ainda na Alemanha, onde a proprietária de 70 anos viveu grande parte da sua vida e desenvolveu o carinho que tem pelos animais, depois de trabalhar numa quinta perto da casa onde residia.

Quando regressou à Lourinhã, em 2018, sabia que era “a oportunidade de realizar o sonho da quinta”, um objetivo movido por “uma força” para a qual não encontra explicação, mas que admite motivá-la todos os dias. Sete anos depois, abre as portas da quinta pedagógica para “ensinar e ver as crianças felizes junto dos animais”, sublinhando que “existe muita falta destas atividades e é por isso que quis abrir”, explica ao Conta Lá.
O espaço que irá abrir em breve, perto do Dino Parque da Lourinhã, acolherá oficinas sobre as plantas e os animais da quinta, permitindo que os visitantes conheçam mais sobre a natureza e os animais do campo, como as ovelhas e os coelhos. Além disso, o projeto oferece a oportunidade de apadrinhar um animal ou até uma árvore, que “permite às crianças criarem uma ligação com estes seres vivos” e potenciar “uma aproximação com a terra”, acrescenta Maria Clotilde. A quinta pedagógica contará ainda com um snack-bar, que pretende através de refeições caseiras aproximar o visitante do espaço.