Portugal reforça presença global: mais de 150 startups levadas a eventos internacionais
O programa Business Abroad da Startup Portugal apoiou 158 ‘startups’ portuguesas na sua internacionalização destacando-se empresas no setor da inteligência artificial (IA) e da saúde, avançou a organização.
O programa promoveu mais de 700 reuniões individuais e facilitou a participação de dezenas de empresas em sessões de ‘pitch’ internacionais, de acordo com um comunicado enviado esta sexta-feira.
Do conjunto das 'startups' participantes, 14% atuavam no setor da IA, 12% em ‘healthcare e wellness’ e 9% em ‘fintech’. As empresas envolvidas somavam, até 2024, um total de 90 milhões de euros de investimento captado e 70 milhões de euros de receitas.
“Desde o seu início, o Business Abroad já apoiou mais de 320 startups na sua presença em eventos internacionais de referência, contribuindo para afirmar Portugal como um 'hub' de empreendedorismo e inovação à escala global”, lê-se no comunicado.
“A internacionalização é um passo determinante para qualquer 'startup', e o ‘timing’ é tão importante quanto a estratégia. O Business Abroad existe para apoiar as empresas portuguesas a expandirem-se no momento certo, com as ferramentas adequadas e com o suporte dos parceiros certos”, referiu o presidente da Startup Portugal, Alexandre Santos, citado no comunicado.
A Startup Portugal abriu esta sexta-feira as candidaturas para a edição 2026 do Business Abroad, com vista em levar as ‘startups’ portuguesas aos eventos internacionais. As candidaturas estão abertas até 31 de março.
Porém, para a Web Summit Qatar fecham em 31 de dezembro e para o 4YFN em 23 de janeiro.