Óbidos lança documentários sobre tradições de sete freguesias

O projeto pretende registar, em formato audiovisual, "a memória, as tradições e as raízes de cada uma das sete freguesias do concelho, a partir de testemunhos da comunidade".
Agência Lusa
Agência Lusa
21 jan. 2026, 16:37

As tradições das sete freguesias de Óbidos, no distrito de Leiria, vão ser contadas em vídeo no âmbito do projeto “Lugares de Outrora”, lançado esta quarta-feira pela câmara municipal local.

O projeto, desenvolvido pela Câmara Municipal de Óbidos através da empresa Química Criativa, pretende registar, em formato audiovisual, "a memória, as tradições e as raízes de cada uma das sete freguesias do concelho, a partir de testemunhos da comunidade".

A iniciativa foi lançada esta quarta-feira, na Praça da Criatividade, em Óbidos, com a apresentação do primeiro documentário, dedicada à freguesia de S. Pedro, Santa Maria e Sobral da Lagoa. Ao longo de 22 minutos, quatro idosos de outros tantos lugares da freguesia partilharam memórias dos seus tempos de infância e dos costumes e tradições que marcaram as vivências nas respetivas terras.

“Este projeto mostra-nos as nossas aldeias, as nossas gentes e os seus modos de viver noutros tempos”, afirmou o presidente da câmara de Óbidos, Filipe Daniel (PSD), no lançamento da iniciativa que contou com a presença de cerca de 300 utentes dos centros de convívio de todo o concelho.

Além deste primeiro documentário, seis outros irão ser realizados e posteriormente apresentados nas respetivas freguesias, que assim passam a ter, segundo o autarca, um registo que permitirá que “os mais novos saibam como se vivia, como se trabalhava e como se celebrava”.

Pela voz dos 22 entrevistados, nos vídeos serão dadas a conhecer “as pequenas grandes mudanças que transformaram a vida das aldeias e das pessoas”, afirmou Filipe Daniel, lembrando que através destes “testemunhos reais, de pessoas autênticas”, serão mantidas vivas as tradições de quem viveu “a chegada da eletricidade, da água canalizada, da televisão, dos primeiros tratores e automóveis”.

O objetivo do projeto, segundo o autarca, é “guardar em vídeo as memórias e raízes das nossas freguesias, não para ficarem fechadas num arquivo, mas para continuarem vivas”.

O projeto “lugares de Outrora” irá prosseguir com o registo das tradições nas várias freguesias, estando ainda por definir qual a ordem pela qual os vídeos serão apresentados.

“Além das freguesias, será feito um vídeo sobre todo o concelho e, no âmbito de dois outros projetos, um registo do trabalho desde o cultivo dos cereais à sua transformação num moinho e o fabrico do pão e outro sobre festas populares como o Santo Antão”, disse Filipe Daniel.

O investimento da autarquia nestes projetos ronda os 20 mil euros, disse ainda o presidente.