Museus municipais de Torres Vedras com entrada gratuita todo o ano

O Museu Municipal Leonel Trindade, Museu Joaquim Agostinho, Centro de Artes e Criatividade e centros de interpretação vão estar de portas abertas e de forma gratuita durante todo o ano. A medida, já implementada no último mês de 2025, aumentou as visitas. 
 
Agência Lusa
Agência Lusa
20 jan. 2026, 14:53

Exposição do museu municipal de Torres Vedras
Fotografia: Medida foi alargada até ao fim do ano.

O Município de Torres Vedras decidiu esta terça-feira alargar até ao final deste ano a gratuitidade de acesso aos visitantes de museus municipais deste concelho do distrito de Lisboa, para promover o acesso à cultura.

“No global a receita de bilheteira seria de seis mil euros, o que não é um valor significativo para o orçamento municipal e a frequência era muito baixa, por isso achamos que deveríamos alargar (a gratuitidade) até ao final do ano”, explicou o vereador da Cultura, Rui Estrela, à agência Lusa.

Apesar da quebra estimada de receita, o município procura, com esta medida, reforçar as políticas de acesso à cultura e contribuir para a economia e para a valorização do património.

A proposta de “isenção total da cobrança de ingressos nos espaços expositivos sob gestão municipal durante o ano civil de 2026 como estratégia operativa de democratização e promoção do acesso à cultura”, a que a agência Lusa teve acesso, foi aprovada por unanimidade na reunião pública do executivo municipal.

A autarquia decidiu alargar, até ao final do ano, a experiência que lançou durante o programa da quadra natalícia, ao tornar gratuito o acesso aos museus e centros de interpretativos, entre 6 de dezembro de 2025 e 6 de janeiro de 2026.

“Constatámos que comparativamente a (dezembro de) 2024 tivemos mais de 300 visitas, o que representa um acréscimo de 30%”, justificou o autarca.

De acordo com o vereador, o Centro de Artes e Criatividade, mais conhecido por museu do Carnaval, “estava a perder visitantes face a 2024 e foi o equipamento que mais beneficiou com esta medida, invertendo essa trajetória descendente”.

A gratuitidade da entrada abrange o Museu Municipal Leonel Trindade, Museu Joaquim Agostinho, Centro de Artes e Criatividade e centros de interpretação.