Linha do Douro prepara-se para mais obras: troço entre Freixo e Pocinho vai ser renovado
O Governo autorizou a Infraestruturas de Portugal (IP) a avançar com o concurso público para a renovação da via no troço Freixo de Numão – Pocinho, da Linha Ferroviária do Douro, num investimento de 3,6 milhões de euros
Através de uma portaria publicada esta sexta-feira em Diário da Republica, o Governo informa que autoriza a IP a proceder à repartição de encargos relativos ao contrato para a “Linha do Douro - renovação da superestrutura de via – execução”.
A portaria especifica que o procedimento tem um preço base de 3,6 milhões de euros e que a repartição da despesa será feita entre 2025 e 2026.
Após esta autorização por parte do Governo, a IP pode avançar com o concurso público com vista à renovação da superestrutura de via (por exemplo carris e travessas), entre os quilómetros 163,1 (Freixo de Numão) e 170,9 (Pocinho), no concelho de Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda.
Esta intervenção vai já contribuir para a grande obra de modernização daquele troço da Linha do Douro, que perspetiva para os próximos anos.
A portaria assinada pelo ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e o secretário de Estado Adjunto e do Orçamento, José Maria Brandão de Brito, refere que os encargos financeiros resultantes da execução do presente diploma serão satisfeitos por verbas inscritas e a inscrever no orçamento da Infraestruturas de Portugal.
A repartição dos encargos prevê aplicar 200 mil euros em 2025 e 3,4 milhões de euros em 2026.
Atualmente, estão em curso as obras de modernização e eletrificação entre Marco de Canaveses e o Peso da Régua.
A Linha Ferroviária do Douro atualmente liga o Porto ao Pocinho (171,522 quilómetros) e há vários anos que é defendida a sua modernização, bem como a reabertura do troço entre o Pocinho (Vila Nova de Foz Côa) e Barca d'Alva (Figueira de Castelo Rodrigo), desativado em 1988.