Investimento de 18 milhões em biogás em Monforte disponível para consulta pública
O concelho de Monforte, distrito de Portalegre, vai receber um investimento de 18 milhões de euros com a concretização de um projeto de produção de biogás e biometano. A fábrica será construída no Monte do Altinho. E até fevereiro está disponível para consulta pública.
O projeto une a empresa Migasa e o grupo Sonae, através da CapWatt.
A consulta pública do projeto Capwatt Biometano Monforte começou esta segunda-feira e prolonga-se por 30 dias úteis, isto é, até dia 3 de fevereiro de 2026. A documentação sobre o projeto pode ser consultada aqui.
Monforte na vanguarda da energia verde
Entre os documentos disponíveis sobre o projeto de Produção de Biogás e Biometano de Monforte (IPBB-Monforte) podemos perceber os objetivos do investimento.
A Capwatt ambiciona assumir um “papel de excelência no sector energético. É referido de forma clara e direta que o projeto prevê a produção anual equivalente a 7 MW de biometano para injeção na rede de transporte de gás natural”. Por outro lado, o IPBB-Monforte ambiciona também a “produção de 7 528 toneladas de CO2 liquefeito para utilização na indústria, ambos obtidos a partir da purificação do biogás gerado por digestão anaeróbia de efluentes pecuários e águas residuais”.
E isto será alcançado com “a instalação de uma unidade de produção de biometano e recuperação de CO2 a partir do biogás previamente gerado por digestão anaeróbia de águas residuais provenientes da produção de óleo extraído do bagaço de azeitona e efluentes pecuários”. Por estes últimos encontramos referencia a estrume de galinha e de vaca, assim como a camas de peru, esterco de ovelha e águas residuais resultantes da extração de óleo do bagaço de azeitona.
Quanto à empresa que dá nome ao projeto, a Capwatt, esta admite estar “permanentemente preocupada com a sustentabilidade e com os consumos e custos energéticos ao longo dos anos da sua atividade” e por isso mesmo procura “sempre reduzir de uma forma consistente os consumos de combustíveis fósseis por recurso a energias de base renovável”.
Mais de 2 milhões de euros do PRR
A fábrica de biogás e biometano de Monforte representa um investimento de 18 milhões de euros. E parte deste valor vem dos fundos europeus no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). De acordo com a documentação disponibilizada, o PRR atribuiu um financiamento de 2,55 milhões de euros, sendo que o IPBB-Monforte tem o prazo de execução até ao fim do mês de março de 2026.