IntegrARTE, o projeto de inclusão de migrantes através da arte
No coração da Beira Alta e abraçada pela Serra da Estrela, é na cidade de Seia que acontece o projeto pioneiro “IntegrARTE - Projeto de Integração de Migrantes através da Arte”.
Ao longo dos próximos meses, três artistas vão acompanhar crianças oriundas de oito países - Reino Unido, Estados Unidos da América, Brasil, Índia, Marrocos, França, Angola e Portugal – com o intuito de cruzar arte, educação e inclusão social.
Promovido pela Rural Move - Associação para a Promoção do Investimento em Territórios de Baixa Densidade, o projeto acontece junto da comunidade e nas escolas.
O primeiro encontro entre estudantes aconteceu no Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia de Carvalho e foi dedicado ao conhecimento mútuo entre participantes, à montagem e exploração do ateliê de trabalho e a uma primeira atividade artística: a criação de máscaras em formato livre, onde as crianças puderam experimentar diferentes materiais, cores e texturas, num ambiente de liberdade criativa, multiculturalidade e expressão individual.
O projeto, a ser desenvolvido em colaboração com o Município de Seia, a Universidade do Minho e a Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, vai desenvolver ao longo dos próximos meses sessões artísticas regulares que utilizam a arte como ferramenta para promover o bem-estar emocional, o diálogo intercultural e o desenvolvimento de competências linguísticas e sociais, contribuindo para comunidades mais coesas, inclusivas e resilientes.