Habitação colaborativa: Ponte de Lima avança com abertura de concurso

A Câmara de Ponte de Lima abriu um concurso público, com preço base de 820 mil euros mais IVA, para reconverter um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa e comunitária. O prazo de execução é de 180 dias e as propostas podem ser entregues até 11 de dezembro.
Agência Lusa
Agência Lusa
02 dez. 2025, 17:52

Imagem ilustrativa de Ponte de Lima
Fotografia: CM Ponte de Lima

A Câmara de Ponte de Lima abriu, esta terça-feira, o concurso público pelo preço base de 820 mil euros, mais IVA, para a construção de oito apartamentos assentes no modelo de habitação colaborativa e comunitária.

Segundo o anúncio desta terça-feira publicado em Diário da República, o prazo de execução do projeto é de 180 dias.

O prazo para apresentação de propostas termina no dia 11, às 17h00, sendo que os concorrentes são obrigados a manter as propostas durante 66 dias a contar do fim daquela data.

Contactada pela agência Lusa, fonte da autarquia do distrito de Viana do Castelo explicou que o projeto "visa criar no concelho de Ponte de Lima um novo tipo de resposta residencial social assente num modelo de habitação colaborativa e comunitária que contempla novas tipologias, como a coabitação ou a existência num mesmo espaço de públicos com necessidades de respostas diferentes”.

O município “adquiriu, recentemente, um edifício localizado no centro da vila, que vai ser reconvertido em oito apartamentos, sete de tipologia T1 e um T2, com espaços de utilização conjunta”.

“Pretende-se promover a coabitação ou a existência num mesmo espaço de públicos com necessidades de respostas diferentes, através de um protocolo a celebrar entre o município e a Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, sendo esta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que irá posteriormente assumir o papel de entidade gestora”, referiu a mesma fonte.

O projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).