Fogueira de Nossa Senhora das Neves volta a acender-se
Juntos, são eles, os “Os Lenhadores do Largo”, como querem ser chamados, que se reúnem para atear fogo à grande fogueira da Senhora das Neves.
Este ano acontece mais uma vez, sábado, ao final da tarde voltam a dar lume ao Largo das Neves, em Vila de Punhe, Viana do Castelo.
E assim, às seis da tarde, com o “Despertar da Chama”, começam as festas do fogo acompanhadas, este ano, de bombos e caretos.
Todos os natais elementos de várias freguesias e moradores juntam-se, alheados do frio, e fazem a fogueira de Natal no meio da praça.
Uma tradição que começou há um bom par de anos, traz habitantes das freguesias de Vila de Punho, Barroselas e Mujães e ainda muitos forasteiros para, em torno do lume, festejarem mais uma época natalícia.
O palco da fogueira enche-se de vida, com mais de meio milhar de pessoas, que juntas fazem manter a tradição viva.
É uma festa local dedicada a Nossa Senhora das Neves, cujo lucro reverte para os cofres da organização de festas, isto, apesar do evento contar com ajuda de três juntas de freguesia.
À volta do fogo juntam-se em mesas, também elas aconchegadas por outras pequenas fogueiras, numa noite em que todo o comércio está aberto e, por isso mesmo, é momento de fazer boa caixa.
Entre a programação, está a presença dos Caretos de Arcas (Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança), com atuação marcada para as 22:00.
Já às 22:30, há a apresentação de Ensemble de músicos da Banda Velha de Barroselas
Será servido, às 23:00, o já afamado e tradicional vinho quente dos Lenhadores, “receita ancestral e bem guardada”.
Após a meia-noite, a festa continua com os DJs.