Charolas celebram 100 anos de tradição em Bordeira

O Encontro de Charolas reúne grupos locais e convidados no CCIB, entre 1 e 6 de janeiro, para assinalar um século de uma das mais emblemáticas tradições populares do concelho de Faro.
Rui Mendes Morais
Rui Mendes Morais Jornalista
26 dez. 2025, 17:12

Charolas celebram um século de tradição
Fotografia: Charolas celebram 100 anos de tradição em Bordeira

Bordeira volta a ser palco de uma das mais antigas tradições do concelho de Faro: o Encontro de Charolas, entre os dias 1 e 6 de janeiro de 2026. A iniciativa, promovida pela Sociedade Recreativa Bordeirense, assinala nesta edição 100 anos de história e decorre, pela primeira vez, no recém-inaugurado Centro Cultural e de Inovação de Bordeira (CCIB ). 

O encontro reúne este ano 11 charolas, cinco da freguesia de Bordeira e seis grupos convidados, num programa que valoriza a diversidade de estilos e gerações. 

A tradição algarvia que acontece na época do Ano Novo e do Dia de Reis, tem como principal elemento as charolas. Tratam-se de grupos de cantadores que tradicionalmente percorrem as aldeias, interpretando cantigas populares acompanhadas por instrumentos populares como o acordeão, as castanholas, os ferrinhos ou violas. 

A edição de 2026 assume um significado especial para a organização ao celebrar um século de continuidade desta prática cultural, agora acolhida num espaço moderno que simboliza a valorização do património imaterial e a transmissão às gerações futuras.

Com o apoio da Câmara Municipal de Faro e da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, a iniciativa é organizada pela Sociedade Recreativa Bordeirense. A entrada no encontro é livre a quem quiser participar desta tradição, tendo início às 15h00, no CCIB situado na Rua José Ferreiro Pai, em Bordeira (Faro).

O evento termina com o habitual Baile de Reis, animado pela dupla Emanuel e Tânia, prolongando o espírito festivo que caracteriza estas celebrações.