Carnaval de Estarreja custa 700 mil euros ao município

Este ano, a Câmara Municipal de Estarreja vai apoiar o carnaval do município com cerca de 700 mil euros. No que toca ao entrudo, esta cidade do distrito de Aveiro, é pioneira na introdução de códigos de cores para pessoas daltónicas. 
 
Agência Lusa
Agência Lusa
21 jan. 2026, 16:25

A presidente da Câmara de Estarreja, Isabel Simões Pinto, quantificou esta quarta-feira em cerca de 700 mil euros o apoio do município ao Carnaval de 2026.

A autarca falava na apresentação da edição deste ano do Carnaval de Estarreja, que decorre de 7 a 17 de fevereiro, destacando o seu impacto económico, social e cultural para o concelho. 

Segundo a presidente da câmara, o Investimento Municipal ascende a 700 mil euros, dos quais 185 mil euros destinados ao apoio aos grupos carnavalescos.

”Pretendemos atrair visitantes que utilizem a restauração, hotelaria e o comércio local, e estabelecemos parcerias com unidades hoteleiras em Estarreja e no distrito de Aveiro, que visam alargar a dimensão do evento”, afirmou a autarca.

Isabel Simões Pinto sublinhou a importância do Carnaval Infantil, que contará com mais de 1.600 participantes de 14 instituições (escolas, associações de pais), para a continuidade e futuro do carnaval.

A presidente da câmara salientou ainda que o Carnaval de Estarreja se diferencia por ser inclusivo, com várias iniciativas, e lembrou que “Estarreja foi pioneira na introdução de códigos de cores para pessoas daltónicas”.

O presidente da Associação do Carnaval, Nuno Pauseiro, destacou o trabalho comunitário iniciado em outubro na preparação dos carros alegóricos e dos figurinos.

De acordo com o programa, detalhado pela vereadora Paula Almeida, a festa começa a 7 de fevereiro com Zé Napa 2000 e I Love Bible Funk.

No dia seguinte tem lugar o desfile infantil, com a participação da comunidade escolar, pais e crianças, mas a chegada dos reis do Carnaval de Estarreja será só no dia 11, em que se realizam as marchas luminosas e um concerto de Augusto Canário.

Passados dois dias, será a noite do Desfile Noturno das Escolas de Samba e Karma Fest, um projeto de música brasileira.

Dia 14, sábado, a Grande Noite de Carnaval abre com a banda local Altamente, prosseguindo com um concerto dos Némanos e o DJ Kim das Remisturas.

Dia 15 sai o Grande Desfile de Carnaval, num domingo que é animado ao final da tarde pelas bandas locais, e por um concerto de Nuno Bastos a fechar a noite.

Quim Barreiros é cabeça de cartaz na noite de segunda-feira, seguido de José Pinhal Post-Mortem Experience e da banda A Mais de Mil e o Axé Brasil.

Dia 17 de fevereiro volta a sair o corso e é dia para o júri anunciar as classificações e de confraternização, com um concerto da Flash Band a fechar a programação.