Caminhos de Santiago: Galiza reconhece caminho do Gerês

O governo galego anunciou a criação, no próximo ano, de uma nova categoria para reconhecer rotas culturais associadas aos Caminhos de Santiago e entre elas está o Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros, que começa em Braga e passa pelo Parque Nacional da Peneda Gerês.
Redação
Redação
26 dez. 2025, 15:26

Caminho de Santiago
Fotografia: Caminho do Gerês vai ser oficial

O governo da Galiza anunciou a criação, já no próximo ano, de uma categoria que permite reconhecer a rota do Gerês como um dos Caminhos de Santiago. 

Foi no final de uma reunião com representantes de municípios galegos, que o ministro da Cultura, Língua e Juventude, José López Campos, explicou que um dos propósitos da nova classificação é reconhecer percursos que apesar de não preencherem todos os critérios exigidos para serem declarados Caminho de Santiago “cumprem os requisitos considerados relevantes para receberem uma atenção especial das administrações públicas”.

O político acrescentou ainda que “trata-se de traçados que conectam a história, tradição e património e contam com especial relevância para a difusão da cultura e identidade do território”.

Neste sentido, o ministro galego esclareceu ainda que esta medida dá resposta aos pedidos de vários concelhos, associações e entidades que ao longo dos anos reuniram um vasto trabalho de documentação para dar a conhecer percursos singulares. 

Esta nova categoria será formalizada através de um decreto que vai definir as medidas específicas para a proteção, promoção e apoio, assegurando que estes percursos recebem “uma atenção especial por parte das administrações públicas no planeamento de programas culturais, na atribuição de subsídios e na conceção de iniciativas que valorizem a sua importância”.

Além do Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros (CGA), estão também listados os itinerários de São Rosendo (Santo Tirso), Minhoto Ribeiro (Braga), Muxía via Brandomil, Mariñán, Muros-Noia, do Mar e do Künig.

O Caminho da Geira tem 239 quilómetros, começa na Sé de Braga, passando pelos municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço, entrando na Galiza pela Portela do Homem.

O percurso destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira, a via do género mais bem conservada do antigo Império Romano do Ocidente, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos poucos que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.