Anna Carvalho e Inês Dubini são promessas da natação artística

No "Portugueses de Elite", damos a conhecer Anna Carvalho e Inês Dubini, jovens talentos da natação artística portuguesa que preparam o momento mais decisivo da carreira: a qualificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. 
João Lacerda
Rui Mendes Morais
Rui Mendes Morais Jornalista
Nelson Costa Editor de imagem
18 jan. 2026, 17:30

Arte e amor pelo desporto. Disciplina e resistência levadas ao limite. Dança, natação e um sincronismo absoluto, onde cada movimento conta. São estas algumas das qualidades indispensáveis para competir ao mais alto nível na natação artística. 

Foi na infância que Anna Carvalho e Inês Dubini, agora com 19 e 20 anos respetivamente, deram os primeiros passos na modalidade. Separadas por mais de 7.300 km de distância, uma no Brasil e outra em Portugal, partilhavam o mesmo ponto de partida, sem imaginar que um dia lutariam juntas pelo mesmo objetivo: o sonho olímpico.

O clube Fluvial Portuense, no Porto, é o palco aquático que une, atualmente, as jovens atletas que fazem dueto desde 2021. Silvia Pinto é a treinadora que juntou a dupla e acreditando desde o primeiro momento que poderiam representar o país.

Nos últimos três anos foram somando inúmeras conquistas internacionais, a mais recente no Campeonato da Europa Absoluto Funchal 2025, onde participaram pela primeira vez no escalão absoluto e alcançaram o 9.º lugar no dueto técnico. Anteriormente as atletas já tinham alcançado outras distinções, como o 7.º lugar no dueto livre no Europeu Júnior 2024 em Malta, onde conquistaram a melhor pontuação júnior portuguesa até ao momento, além dos ouros conquistados no Hungarian Cup 2025, em Budapeste, e o 1.º primeiro lugar que consquistaram em Valência.

O Conta Lá mergulhou no quotidiano das jovens e acompanhou os segredos do sincronismo perfeito, numa rotina que envolve disciplina, dedicação e a procura incansável pela harmonia dentro e fora de água, que transformam treino em arte.