Serra da Estrela, um destino cada vez mais procurado no Natal e na passagem de ano
Com o Natal e o final do ano aí à porta, muitas pessoas escolhem o ponto mais alto de Portugal Continental para viajar e festejar e o setor do turismo da região tem motivos para sorrir, uma vez que já há várias unidades hoteleiras esgotadas.
Um dos primeiros hotéis a esgotar foi o H2otel, em Unhais da Serra, concelho da Covilhã, que tem 90 quartos e cujo programa especial de fim de ano abrange três noites, com um preço médio de 1.300 euros por pessoa.
“Estamos esgotados já há várias semanas quer para o Natal, quer para a passagem de ano. Não nos surpreende, dado que esta é uma oferta diferenciadora, que conquista os clientes de um ano para o outro”, refere Luís Veiga, administrador executivo do grupo Natura IMB Hotels.
Do mesmo grupo faz ainda parte o Puralã e o Sport Hotel, na Covilhã, e o Versatile e o Lusitânia, na Guarda, onde para a passagem de ano, as reservas decorrem “a bom ritmo”, com a lotação já a rondar os 90%. A ceia de Natal é limitada a cerca 90 pessoas em cada hotel e está esgotada em todos, à exceção do Sport Hotel, que não tem restaurante.
“Muitas pessoas escolhem esta altura para viajar por lazer e o destino da Serra da Estrela é o mais procurado, sendo que a maior parte dos visitantes são portugueses ou estrangeiros residentes”, explica Luís Veiga.
A época alta abriu no mês de novembro e deverá prolongar-se até abril, mas os preços não travam a procura pela diversão na neve ou pela tranquilidade da estadia. Segundo Luís Ferreira, diretor do Hotel Santa Eufémia, Hotel Dona Maria e Pousada Convento de Belmonte, os hotéis já têm ocupações “muito elevadas e estão acima dos 80 por cento”.
No caso do Hotel Santa Eufémia, a passagem de ano tem a obrigatoriedade da reserva de duas noites, sendo que o preço médio por quarto é de 270 euros. Já para a noite de Natal o preço ronda os 90 euros. Não tem nenhum programa especial, apenas serviço de alojamento e pequeno-almoço, contudo propõe que as pessoas façam a ceia de Natal e o almoço no Hotel Dona Maria. Este hotel inclui uma oferta mais sofisticada com uma gala de réveillon, acesso à piscina interior, ginásio e jacuzzi, animação e os valores são diferentes. O preço ronda os 560 euros por pessoa com obrigatoriedade de duas noites.
“A Serra da Estrela é um destino muito orientado em função das famílias e das pessoas que não têm possibilidade de viajar para o estrangeiro, mas que gostam de celebrar esta quadra festiva fora de casa. É um destino conveniente e que reúne diversas atrações no inverno, seja pela neve ou até mesmo pela gastronomia e boa relação de preço/qualidade”, refere Luís Ferreira que acrescenta que as ementas de Natal são de cozinha regional e que cumprem a tradição.
Já a Pousada Convento de Belmonte tem um programa de obrigatoriedade de duas noites para o Ano Novo e já está quase lotado. Quanto ao Natal há mais disponibilidade, em que a taxa de ocupação cai para os 85 por cento.
O turismo na Serra da Estrela tem vindo a crescer e, ao mesmo tempo, tem fidelizado clientes de diferentes segmentos que procuram este destino ano após ano. O mercado português continua a ser predominante nas reservas.
O Luna Hotel Serra da Estrela tem 80 quartos e conta com um pacote de Natal que já está esgotado. O preço médio é de 300 euros para quarto duplo, sendo que o jantar é à parte.
“As expectativas este ano estão bastante elevadas. O Natal está a superar todos os anos anteriores, o que revela que as pessoas pretendem passar cada vez mais a noite de Natal com tranquilidade. Apenas têm de se preocupar com os presentes, uma vez que o Pai Natal irá distribuir as prendas para os mais miúdos e graúdos, que terão também uma lembrança”, revela Susana Paulo, diretora da unidade.
Quanto à passagem de ano há obrigatoriedade de três noites e o valor por quarto duplo é cerca de 800 euros. Para a noite de Ano Novo a lotação está a cerca de 60 por cento.
Para o Natal, a Pousada Serra da Estrela conta já com 50% de ocupação e, mantendo o ritmo dos anos anteriores, espera-se que atinga cerca de 75%, com estadia a partir de 150 euros.
Em relação à passagem de ano, neste momento a ocupação ronda os 70%, com previsão de atingir a totalidade, mas ainda com oportunidade para quem queira reservar à última hora. O pacote de três noites tem um custo a partir de 1.050 euros por quarto duplo.
No caso de Seia, no Hotel Eurosol Seia Camelo que conta com 79 quartos, ainda é possível fazer reservas, quer para o Natal, quer para a passagem do ano. Com um programa especial de Natal, a noite custa cerca de 198 euros e na passagem de ano, a reserva com mínimo de duas noites, o preço do quarto está a partir de 375 euros. Já o Hotel Eurosol Gouveia, com 58 quartos, a noite da passagem de ano tem um preço de 150 euros.